top of page
Notícia

Início / Notícias / Notícia

29 de novembro de 2017

Portugal e EUA emitem declaração conjunta para o aumento da cooperação na promoção do GNL marítimo

A Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino reuniu com uma delegação de alto nível de diplomacia energética do Department of State dos EUA, no âmbito da 18ª edição da World LNG Summmit, que se realiza em Lisboa, de 27 de novembro a 1 de dezembro. 

Do lado norte-americano participaram o Deputy Assistant Secretary of State for Energy and Natural Resources, John McCarrick e o Embaixador dos EUA em Lisboa, George Glass.

Em resultado dessa reunião bilateral, os dois países emitem uma declaração conjunta que sublinha a importância estratégica do Porto de Sines como hub de GNL atlântico e da relação Portugal-EUA na promoção do GNL marítimo como fator de reforço da diversificação da segurança energética europeia, de melhoria do desempenho ambiental do transporte marítimo e de reforço da sustentabilidade da economia azul, com uma indústria geradora de empregos qualificados e inovação tecnológica:  

 

Declaração Conjunta de Portugal e Estados Unidos da América sobre a cooperação no GNL Marítimo, Economia Azul e Segurança Energética,

no quadro da Comissão Bilateral Portugal-EUA

 

Durante a reunião bilateral realizada entre as delegações políticas de Portugal e EUA, no âmbito da World LNG Summit, foi sublinhado como mutuamente benéfico o aumento da cooperação entre os dois países no domínio do gás natural liquefeito (GNL). 

 

O Porto de Sines recebeu a primeira carga de GNL para a Europa em 2016 e continuou a ser o destino europeu número um para o GNL dos EUA. As exportações de GNL dos EUA contribuem para a criação de empregos no sector energético, contribuem para diminuir os preços energéticos, ajudam a reforçar a segurança energética europeia e reduzem as emissões do sector do shipping.

 

As delegações políticas portuguesa e norte-americana enfatizaram o progresso realizado na relação energética bilateral que contribuirá para um sector do shipping e uma economia do oceano mais sustentável. Concordaram em continuar a cooperação na energia e na economia azul, no quadro da Comissão Bilateral Portugal-EUA.

 

O Departament of State dos EUA e o Ministério do Mar de Portugal continuarão a trabalhar em conjunto para ajudar a Europa a diversificar os seus fornecimentos energéticos através de novas fontes de gás natural, novas interligações vitais, novas infraestruturas de GNL marítimo e de importação de GNL.

Partilhar este conteúdo:

bottom of page