top of page

Partilhar este conteúdo:

facebook.png
twitter.png
linkedin.png
9 de dezembro de 2019
Ministro do Mar iça Bandeira Escola Azul na ilha de Santa Maria

O evento contou com a participação da Coordenadora Nacional da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, Susana Ramos, que apresentou os EEA-Grants 2014-2021 em Portugal.

 

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, esteve na Escola Básica e Secundária de Santa Maria para a entrega da distinção Escola Azul e para a atribuição do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas.

Esta escola da ilha de Santa Maria (Açores) torna-se assim a 163.ª escola de Portugal a garantir a distinção Escola Azul, atribuída às escolas que trabalham em problemáticas ligadas ao Oceano.

A distinção Escola Azul foi atribuída à Escola Básica e Secundária de Santa Maria pelo seu envolvimento no Educational Passages PT (parceria Escola Azul e ISR-IST). Os alunos vão desenvolver um projeto educativo em torno do “Maurick”, um barquinho não-tripulado que foi lançado ao mar nos Estados Unidos e, totalmente dependente das correntes oceânicas, foi dar à ilha de Santa Maria depois de 640 dias no Atlântico. O “Maurick” está equipado com um GPS e um transmissor por satélite que permite acompanhar o seu percurso no Oceano. Neste dia de festa na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, o barquinho foi oficialmente entregue aos alunos que o vão preparar para nova viagem.

O Ministro do Mar entregou também a esta Escola o prémio relativo ao 1.º lugar do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas. Lançado pelos Ministérios do Mar, da Educação e da Cultura, este concurso distinguiu projetos escolares que registassem em filme a importância do Oceano para a vida humana. O filme “O Mar Que Há em Nós”, criado por um grupo de alunos da escola, destacou-se entre os 43 filmes submetidos a concurso e valeu à Escola Básica e Secundária de Santa Maria o 1.º prémio.

Saiba mais sobre a Escola Azul em https://escolaazul.pt/

Saiba mais sobre o Educational Passages PT em https://www.dgpm.mm.gov.pt/educational-passages-pt

bottom of page